top of page

Como calcular o ROI das ações nas redes sociais?

Uma das tendências para 2020 é calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI) nas ações e campanhas orgânicas e pagas nas mídias sociais.



Afinal, você sabe o que o ROI? O que o Retorno sobre Investimento (Return on investment em inglês) significa para os objetivos gerais traçados no plano estratégico das redes sociais, como reconhecimento da marca, estimular vendas, criar canais de vendas, gerar tráfego do site, entre outros? Lembrando que os objetivos precisam ser mensuráveis.

No que se refere aos custos, o ROI é um dos principais indicadores de análise para as ações nas mídias sociais, que avalia se o investimento em uma campanha resultou em prejuízo ou lucro para a empresa.

Para isso, dividimos o processo em algumas etapas:

1. Definir os objetivos gerais: reconhecimento da marca, vendas, tráfego para site ou baixar e-book.

2. Determinar os Key Performance Indicators (KPI´s) da campanha, ou seja, os indicadores de desempenho: Alcance, Seguidores, Engajamento nas publicações das mídias sociais, E-books baixados, Vendas, entre outros.

3. Monitorar os objetivos das ações com ferramentas: Google Analytics (tráfego no website e social media), mLabs, Sprout, Meltwater, entre outras. O Google Analytics é o mais indicado para mensurar conversões.

4. Os objetivos foram alcançados? Avaliar a partir dos KPI´s os resultados da campanha.

5. Monitorar os gastos com a ação:

a) Calcule o valor das horas de trabalho da equipe;

b) O valor com as ferramentas pagas;

c) Os custos com o anúncio;

A fórmulas matemáticas para calcular o ROI das ações em mídias sociais:

(Lucros – Custos) / Custos X 100

Dessa forma, os lucros são calculados nos itens 3 e 4, já os custos na etapa 5. Por exemplo, uma editora desenvolve uma campanha no Facebook Ads para vender um livro. O investimento total R$ 50,00, cada um deles custa R$ 35,00 e foram vendidos 5.

Lucro: R$ 175,00

Custos: R$ 50,00

R$ 175,00 - R$ 50,00 / R$ 50,00

R$ 125,00/R$ 50,00

2,5 X 100 = 250% de lucro

Para simplificar a Hootsuite tem uma ferramenta que calcula o ROI das ações, mas é paga.

Por que é importante calcular o ROI? Além de verificar os lucros ou prejuízos financeiros, é essencial para analisar o desempenho das ações. Se o resultado for negativo ou não esperado, reavalia-se os objetivos e redefini-se as estratégias.

 
 
 

Comments


bottom of page