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Como análise de SWOT pode melhorar o desempenho do seu negócio online?


Crédito: Mídia Wix

Descrição da imagem: Um homem e uma mulher de origem oriental estão numa cozinha preparando uma refeição. Ele veste uma camisa branca de manga cumprida e um avental bege, enquanto corta um pimentão amarelo. Ela veste uma blusa bege e um avental com estampa e está segurando uma vasilha com salada. Os dois estão sendo filmados por uma câmera e um smartphone.



Com o isolamento social por causa do novo coronavírus, as empresas que não ofereciam seus produtos e serviços online, tiveram que se jogar no mercado digital sem repensar seu plano estratégico, não é?


Desse modo, segundo pesquisa Ebit/Nielsen em parceria com o Banco Bexs, 13 milhões brasileiros fizeram sua primeira compra online em 2020. Além disso, o relatório apontou que o setor de e-commerce teve faturamento recorde no primeiro trimestre de 2021 com R$ 53 bilhões.


Ainda estamos no meio da pandemia, mas já há sinais que o mundo poderá voltar ao normal em 2022. Amém! (rs). E a previsão é de que boa parte dos consumidores continuará fazendo compras, estudando, dentre outras atividades online.


A sua empresa continuará atuando online após a pandemia? Se sim, é hora de repensar suas estratégias e desenvolver um bom plano. Você sabe como montar um plano estratégico para a sua empresa? Não? Temos um post que explica os passos para criar o planejamento. Clique aqui!



Agora como você ainda não conhece o setor de negócios online, é importante analisar os ambientes internos e externos para ingressar no mercado, não fracassar e ter muito lucro e sucesso. Para isso, é essencial usar a matriz de SWOT ou FOFA. Tá confusa (o)?



Descrição do GIf: Uma boneca de um senhora idosa, com cabelos curtos e brancos e usando óculos, vestido com estampa de flores colorida e casaco branco, mexe o corpo de um lado para o outro.


O que é análise de SWOT ou FOFA?




As forças (strengths) e as fraquezas (weaknesses) dizem respeito ao ambiente interno da empresa, ou seja, são forças e fraquezas que são encontradas dentro da organização. Ou seja, refere-se às áreas internas da empresa, como departamento comercial, administrativo, financeiro, marketing, dentre outros. Desse modo, como notamos, os gestores e funcionários têm controle, podem fazer as alterações necessárias para melhorar as fraquezas e investir nas forças da empresa.


Já as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) referem-se ao ambiente externo da empresa e são formados por cinco dimensões: Demográfico, Econômico, Político /Jurídico, Sociocultural, Tecnológico, Global. Nesse sentido, a empresa não tem controle, por isso é preciso estudar o ambiente geral para antever os efeitos sobre o seu negócio e identificar estratégias para a empresa continuar a ter sucesso em uma sociedade em transformação.


Como implementar as análise da Matriz de SWOT (FOFA)?


Ambiente interno ( estudo das forças e fraquezas da empresa)


As forças são os motivos pelos quais os clientes optam pelo produto ou serviço. As fraquezas são as áreas em que o seu negócio tem menos sucesso, ou seja, os pontos fracos.

É preciso examinar as áreas estratégicas da organização, como a administrativa, a financeira, o marketing, o recursos humanos, e a produção. Liste quatro fraquezas e forças de cada uma das áreas.


Ambiente externo (estudo das oportunidades e ameaças).


As oportunidades são condições no ambiente geral que se exploradas de forma eficaz a empresa pode ter sucesso. As ameaças são condições no ambiente externo que podem atrapalhar o desempenho da organização. É necessário verificar os macroambientais: Demográfico (população, faixa etária, renda, etnia), Econômico (taxa de juros, dólar), Político /Jurídico (leis, grupos com poder político), Sociocultural (aspectos culturais próprio de cada região, país, cidade), Tecnológico (novas tecnologias). Faça uma lista com as quatro principais ameaças e oportunidades da sua empresa no setor e na sociedade.


Depois cruzes as informações do ambiente interno e externo e análise os dados. Com isso, é possível corrigir as fraquezas, investir nas forças, antever as ameaças e preparar estratégias para driblá-las e, por fim, detectar oportunidades e utilizá-las a favor do seu negócio.

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